A Cobrança Escritural - Remessa de boletos bancários serve para o envio de arquivo de remessa para o banco dos boletos registrados gerados pelo sistema.

Para ser feita a remessa este tipo de envio deverá estar habilitado e homologado junto ao banco no qual será feito este tipo de transação. Consulte sobre a este assunto no tópico Como enviar boletos pelo sistema e Tabela valores serviços.

1 - COMO ENVIAR REMESSA PARA O BANCO

Para ser feito o envio de remessa dos boletos para o banco, clique no botão 'Outros' e selecione a opção 'Cobrança Escritural : Remessa', conforme pode ser visto na figura abaixo:


Clicando nesta opção será aberta uma janela para a geração de arquivos de remessa dos boletos para o banco, conforme pode ser visto na figura abaixo:


No campo 'Cód.:" informe a conta financeira que  será usada para a geração do arquivo de remessa.

Conforme pode ser visto na figura acima informada a conta '10 - CEJASCRED', no quadro abaixo serão apresentados os títulos para remessa que estão pendentes a serem enviados. Para aparecerem os boletos a serem enviados para o banco pela remessa de arquivos os mesmos devem ser gerados em contas a receber individualmente (botão direito do mouse sobre o registro) ou em lote (botão relatório - boleto).

Se clicarmos na opção do filtro 'Enviado' serão apresentados os registros de remessa já enviados.

Clique no botão 'Gerar Remessa' e será aberta uma janela solicitando que seja dada uma resposta afirmativa para que o sistema gere o arquivo de remessa. Clicando no botão 'Sim' será aberta uma janela informando um nome sugerido para o arquivo de remessa (REM-756-22), podendo ser alterado para outro nome se desejar e informar a pasta onde deve ser gravado o arquivo, conforme podemos ver na figura abaixo:


No exemplo da figura acima o arquivo será gravado na unidade 'D:' com o nome 'REM-756-22'.

Após ter sido gerado o arquivo de remessa o mesmo sairá da relação 'Em Aberto' e passará para a relação 'Enviado'

2 - REMOVENDO E ADICIONANDO TÍTULO NA REMESSA

Se precisar eliminar algum título do arquivo de remessa a ser gerado, em contas a receber localize o título e no botão 'Outros' clique no item 'Cobrança Registrada - Remover Título', desta forma o título não irá aparecer na relação de títulos a serem gerados na remessa para o banco.


Se desejar colocar o título novamente para ser gerado o arquivo de remessa, clique na opção 'Cobrança Registrada - Adicionar Título', conforme podemos ver a opção na figura acima.

As opções de adicionar e remover títulos também se encontra no botão direito do mouse clicando sobre o título e pode ser utilizado este atalho.

3 - INCLUIR INSTRUÇÕES REMESSA

No envio de remessa para o banco, todos os boletos são gerados com o tipo de ocorrência '01' (Registrar), conforme pode ser observado na figura abaixo:

Caso desejamos informar alguma instrução diferente como: protestar, sustar protesto, baixar, etc; podemos fazer escolhendo o tipo de ocorrência e informando a entidade nos campos conforme podemos ver na figura abaixo:


Escolhendo a nova ocorrência e entidade clique no botão 'Incluir ocorrência' e será aberta uma nova janela com os títulos da entidade informada, conforme podemos ver na figura abaixo:


Nesta janela selecione o título que irá receber a nova ocorrência e clique no botão 'Confirmar'.

Feito isto será criado um novo registro de remessa com esta nova instrução, conforme podemos ver na figura abaixo, que deverá ser enviada ao banco para que seja processada esta nova ocorrência.


4 - ENVIANDO ARQUIVO DE REMESSA PARA O BANCO

O sistema somente gera os arquivos de remessa para ser enviado para o banco, para enviar os arquivos de remessas gerados e gravados na pasta em seu micro, deve ser utilizado o programa ou entrar no site do banco ao qual sua empresa está homologada e enviar os arquivos gerados através do sistema bancário.

Para saber como enviar estes arquivos pelo sistema do banco, entre em contato com sua agência bancária e peça instruções.

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