Nesta opção são cadastrados os tipos de operações utilizados tanto para nota fiscal de saída quanto para nota fiscal de entrada, com ele é controlado todo o fluxo de informação que é processada na nota fiscal.

Ao clicar no botão 'Tipo de Operação NF' será aberta a tela com vários tipos de operação para emissão de nota fiscal já cadastradas, como podemos ver na figura abaixo:


Clicando no botão 'Novo' será aberta um janela para o cadastro de um novo tipo de operação e dando dois cliques sobre o registro ou clicando no botão 'Alterar' será permitido fazer a alteração do tipo de operação, conforme podemos ver na figura abaixo:

Figura 1


Vamos ver o que significa cada campo conforme o exemplo da figura acima.

O campo código o sistema gera automaticamente e os campos que estão na cor amarela não é permitida alteração.


Descrição: Neste campo podemos colocar alguma descrição sobre o tipo de operação que está sendo cadastrado.


Tipo de movimento: Informe se a nota fiscal vai ser do tipo de movimentação de saída ou entrada.


Tipo de Operação: Este campo é muito importante pois nele é definido qual será o tipo de nota que está sendo emitida e sua finalidade em quatro modalidades distintas:

1 - Normal

2 - Complementar

3 - Ajuste

4 - Devolução


Saídas de Mercadorias sem adição de ST 

1=NF-e normal

SEM VINCULO

Esta operação deve ser usada para casos de venda ao qual não serão cobrados os valores de Sub. Tributária do adquirente da mercadorias, o sistema ignora todo o tratamento de sub. Tributária fazendo com que o produto fique com tributação normal.

Estorno de NF-e não cancelada no prazo legal 

3=NF-e de ajuste

COM VINCULO

Esta operação deve ser usada para efetuar estorno de uma nota fiscal que não pode ser cancelada no prazo legal, a nota fiscal não pode ter tido circulação e não podem ser selecionadas CFOPs de devolução os mesmos somente são aceitos em operações com Finalidade 4 = Devolução

Simples Remessa de saída sem adição de impostos (usar com 5.949 ou 6.949)

1=NF-e normal

SEM VINCULO

Esta operação deve ser usada para efetuar saídas que por algum motivo não devam ser tributadas.

Faturamento de Cupom Fiscal

1=NF-e normal

COM VINCULO

Esta operação deve ser usada para efetuar nota fiscal para acobertar um cupom fiscal, geralmente é utilizada para quando é emitido um cupom fiscal para um contribuinte de ICMS, ela possui vinculo com o cupom fiscal e não é tributada por já ter sido tributada na emissão do cupom fiscal;

Operação de industrialização com cobrança

1=NF-e normal

COM VINCULO

Esta operação é utilizada em notas fiscais de industrialização, quando um produto foi recebido para ser industrializado cuja o retorno e a cobrança estão lançados na mesma nota fiscal. Ela possui vinculo com nota fiscal de remessa da mercadoria que foi industrializada.

Operação de Retorno (Entrada/Saída)

1=NF-e normal

COM VINCULO

Esta operação somente deve ser utilizada para devolução de mercadorias recebidas para conserto ou industrialização, ela esta vinculada com a nota fiscal de remessa, somente CFOP de retorno de mercadorias são aceitas.

Operação de Remessa (Entrada/Saída)

1=NF-e normal

SEM VINCULO

Esta operação somente deve ser utilizada para remessa de mercadorias (Conserto, demonstração, industrialização) ela não possui vinculo porém deve ser vinculada a sua respectiva nota de retorno.



Tributação: Marque os itens conforme o tipo de nota fiscal a ser emitida.

Os itens: Tributar ICMS, ISSQN e IPI, se marcados fará com que estes tributos sejam tributados na nota.

Os campos 'Soma IPI e despesas acessórias na base de ICMS' se marcados os mesmos farão parte da base de cálculo do ICMS.

O campo 'Exibir imposto Lei 12.741' deve ser informado em todas as notas de saída, pois imprime nos dados adicionais da nota fiscal os tributos conforme a Lei da concorrência leal.

O campo 'Retenção de ISSQN' se marcado permite na emissão de nota fiscal de formulário contínuo (manual) informar o valor de retenção de serviço.

O campo 'Cálculo de ICMS por dentro' se marcado nas notas de importação será cobrado o valor do ICMS sobre o ICMS se no documento de importação estiver solicitando este tipo de arrecadação.

O campo 'Incluir valor DIFA na base ST' se marcado será incluída na base ICMS da substituição tributária o valor do diferencial de alíquota.

O campo 'Operação de Triangular' somente é usado em operações de devolução da indústria e se marcado será aberta uma janela para informar à quem será devolvida a nota de industrialização sob encomenda (terceirizado o serviço).

O campo 'Contabiliza nos relatórios' deve ser marcado se a nota fiscal deverá ser incluída na geração dos relatórios, caso este estiver desmarcado as notas fiscais emitidas com este tipo de operação não aparecerão nos relatórios.

O campo 'Exibir dados substituição das CSTs' se marcado será impresso nas informações adicionais da nota fiscal o valor base para crédito de ICMS dos produtos com substituição tributária. Somente empresas que estão enquadradas na forma de tributação Lucro Real ou Lucro Presumido.

O campo 'Permitir atualizar tributações tributárias' se marcado irá permitir no momento da inclusão dos produtos na nota fiscal alterar os campos dos valores e percentuais dos tributos, conforme podemos ver na figura abaixo:

No nosso exemplo não está permitindo, pois os campos dos tributos estão na cor amarela, se estiver permitindo os campos estariam na cor branca. Para nota fiscal de Devolução/Retorno estes campos sempre estarão liberados, mesmo estando esta opção desmarcada.

O campo 'Atualizar Estoque' se marcado faz com que todos os produtos incluídos na nota fiscal façam a movimentação de estoque, se for do tipo saída irá dar baixa no estoque e se for do tipo entrada irá adicionar a quantidade no estoque. Se este item não estiver marcado os produtos não irão movimentar o estoque.


Permitir digitar dados da nota de origem na operação de Devolução/Remessa: Esta informação permite escolher como informar a chave da nota fiscal de compra na nota de devolução ou remessa.

Se escolhido 'Não' quando emitida a nota de devolução não irá pedir a chave da nota de compra e o SEFAZ Não irá autorizar a nota. Esta opção está disponível para ser marcada para outros tipos de operação, como nota de venda e estorno por exemplo.

Se escolhido 'Sim - Chave de Acesso' quando emitida a nota de devolução ou remessa será aberta uma janela para informar a chave de acesso da nota fiscal de compra que será associada na nota de devolução ou remessa, como podemos ver na figura abaixo:


Escolhendo esta opção devemos ter cadastrado no sistema a nota de entrada da mercadoria para ser feita a devolução ou remessa.


Se escolhido 'Sim - Chave NF manual' quando emitida a nota de devolução ou remessa será aberta uma janela para informar os dados da nota de compra da mercadoria, conforme podemos ver na figura abaixo:


Escolhemos esta opção se for preciso devolver produtos de uma nota fiscal que não tenha sido dado entrada no sistema.

Este tipo de informação não deve ser usado com frequencia, pois as notas de compra deverão estar informadas no sistema, temos esta opção para a devolução de notas antigas e que não estejam informadas no sistema.


CFOP: Se for informado o CFOP (Código Fiscal de Operação e Prestação) quando informado o tipo de operação na emissão de nota fiscal automaticamente o CFOP determinado para este tipo de operação será usado na emissão da nota fiscal. Este campo só deve ser informado se a nota fiscal for de um único CFOP como por exemplo nota de serviço ou nota sobre cupom fiscal.


CST Mandatária: Se for informado o CST (Código da Situação Tributária) Mandatária todos os produtos da nota fiscal ficarão com este CST desprezando o CST informado na aba fiscal do cadastro do produto.


Histórico: Informando o histórico de operação quando emitir uma nota fiscal será usado este histórico como padrão no faturamento, podendo ser alterado se necessário. Este campo podemos por exemplo colocar o histórico como padrão não gerar financeiro para notas de devolução, remessa e cupom fiscal.


Informação Adicional: Escreva qualquer informação neste campo que deseja aparecer impresso nas informações adicionais da nota fiscal como padrão.


Informação do Simples Nacional: Este campo é designado para colocar informações pertinentes as empresas que estão enquadradas no regime de tributação do Simples Nacional e serão impressas em 'Dados Adicionas' na nota fiscal. Os dados constantes neste campo devem ser solicitados à contabilidade, porém, geralmente é colocada a informação 'Documento emitido por ME ou EPP optante pelo Simples Nacional. Nao gera direito a credito fiscal de ICMS de ISS e de IPI.', conforme podemos ver na figura abaixo:


Informação do Simples Nacional (com crédito de ICMS): Este campo é designado para colocar informações pertinentes as empresas que estão enquadradas no regime de tributação do Simples Nacional e serão impressas em 'Dados Adicionas' na nota fiscal de venda. Os dados constantes neste campo deverá ser:

'Documento emitido por ME ou EPP optante pelo Simples Nacional. Nao gera direito a credito fiscal de ISS e de IPI. PERMITE O APROVEITAMENTO DO CREDITO DE ICMS NO VALOR DE R$ $VALOR CORRESPONDENTE A ALIQUOTA DE $ALIQUOTA % NOS TERMOS DO ART. 23 DA LC 123 de 2006. '.



Created with the Personal Edition of HelpNDoc: Produce Kindle eBooks easily