Todas as movimentações de compra e venda à vista feitas pelos módulos do sistemas ou fazendo a quitação de documentos em contas à pagar ou contas à receber são imediatamente lançadas no livro caixa.

Mas se for preciso fazer o lançamento de algum documento manualmente pode ser feito clicando no botão 'NOVO' e será aberta a tela de lançamento de livro caixa conforme mostrado abaixo:



Os campos marcados com asterísco (*) são de preencimento obrigatório.

O sistema automaticamente gera um número de documento, mas pode ser alterado se desejar.

O campo 'Doc.' já vem preenchido com o número do documento gerado pelo sistema e começando com a letra 'M' e o campo série também vem preenchido com a letra 'M', podendo ser identificado como lançamento manual. Porém estes dados podem ser alterados, como por exemplo para o número de uma nota fiscal e sua série (doc. 123 - série 1).

O campo 'Parcela' já vem preenchido com o número '1', mas se desejar colocar outro número determinando o lançamento de alguma parcela faltante (ex.: 5) de uma série de documentos pode ser alterado sem problema algum, porém este número não pode já estar cadastrado no mesmo número do documento.

No campo 'Descrição' descreva se for necessário alguma informação a respeito do lançamento (ex.: Pagamento aluguel).

Em 'Tipo de Movimento' informe se ele será uma 'Entrada' ou uma 'Saída'. No exemplo de pagamento de aluguel será uma saída.

Informe o cliente (entrada) ou fornecedor (saída).

Os campos referentes ao valor de multa e juros poderão ser deixados zerados, pois o sistema calcula automaticamente a multa e o juros conforme definido em parâmetro financeiro.

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