HISTÓRICO FINANCEIRO OU PLANO DE CONTAS

Na contabilidade usamos o plano de contas para a organização dos lançamentos financeiros e no nosso sistema denominamos como histórico financeiro.

Para acessar a tela de controle de históricos financeiros, clique no menu 'Financeiro' e em seguida em 'Hitórico Financeiro', conforme vemos na figura abaixo:



Neste item do menu podemos cadastrar diversos históricos financeiros (plano de contas) que iremos utilizar em toda parte do sistema onde deveremos informar o histórico referente ao lançamento financeiro que será efetuado, conforme podemos ver na figura abaixo:


figura 1


Nesta tela temos os botões que podemos cadastrar, alterar, excluir, imprimir ou visualizar o histórico financeiro.

Na figura 1 temos os históricos financeiros ordenados pelo código, mas podemos ordenar por qualquer uma das colunas do grid. No lado direito temos a árvore demonstrativa que sempre estará mostrando os históricos ordenados por código e dando dois cliques sobre a descrição automaticamente seremos direcionados para o histórico e nos será aberta a tela para alteração do mesmo. Então para ser feita a alteraçã de um histórico podemos ir no botão 'Alterar' ou dar dois cliques sobre o registro a ser alterado no grid ou na árvore de históricos.

CADASTRANDO UM HISTÓRICO FINANCEIRO


No botão 'Novo' podemos cadastrar um novo histórico financeiro, conforme vemos na figura abaixo:

figura 2


No histórico do exemplo acima, vamos ver o que cada campo significa:

Gera Financeiro?: Marcando este campo significa que este histórico irá gerar lançamentos na parte financeira do sistema, como este é um histórico de venda à vista quando ele for utilizado irá gerar um lançamento no livro caixa como pagamento ou recebimento à vista. Desmarcamos esta opção se desejarmos criar um hístórico 'NÃO GERA FINANCEIRO' ou 'DOCUMENTO SEM COBRANÇA', como podemos ver na figura 3, que podemos utilizar em algumas situaçõe como por exemplo a emissão de uma nota fiscal que já foi faturado a venda por outro processo e não pode gerar financeiro pois já foi gerado anteriormente.

Hist. Ascendente: Este campo se informado serve para que possamos fazer uma organização por grupos dos históricos, conforme podemos ver na figura 1 no quadro do lado direito na árvore dos históricos. No nosso exemplo da figura 1 as vendas à vista serão agrupadas em RECEITAS, ou seja, nas entradas. O histórico ascendente sepre será to dipo MESTRE.

Descrição: Neste campo devemos dar algum nome para o nosso histórico financeiro.

Tipo: Devemos informar se o tipo do histórico será do tipo 'Mestre' (este histórico é usado somente para cabeçalho, não recebe lançamentos) ou 'Detalhe' (este histórico será usado para organizar os lançamentos). Na figura 1 podemos ver que o mestre é o histórico ascendente e o detalhe é o histórico venda à vista.

Gera Comissão: Marcando esta opção com 'Sim', todos os lançamentos feitos com este histórico de operação e informado o vendedor será gerada a comissão e pode ser controla pelo módulo Comissão.

Gerar apuração de DRE: Devemos informar se o histórico vai fazer parte do DRE como receita, despesa ou não vai entrar no relatório de DRE. Este recurso vem na versão CORPORATE do sistema ou também pode ser adquirido separadamente para a linha IMPÉRIUM.


Feito o preenchimento de todas as informações podemos gravar os dados clicando no botão 'Salvar' e sair do cadastro ou 'Novo' para continuar cadastrando mais históricos.


figura 3





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