Apontamento de Horas
Para ser feito o apontamento de horas, para controlar as horas trabalhadas por funcionário e constar na ordem de serviço, devemos clicar com o botão direito do mouse sobre o registro (ordem de serviço) a ser apontado e clicar em 'Lançar Apontamento de Horas', conforme podemos ver na figura abaixo:
Feito isto será aberta uma janela, conforme podemos ver na figura abaixo:
Para ser feito o apontamento de horas, devemos informar ao sistema os seguintes campos:
- FUNCIONÁRIO: informe o código do funcionário que irá executar o serviço.
- PRODUTO: informe o código do serviço. Após digitado pela primeira vez o código do serviço, nas próximas vez que for informado um novo apontamento será sugerido o mesmo código, podendo ser alterado se necessário.
- DESCRIÇÃO: informe uma descrição do serviço.
- INÍCIO: informe a data e hora de início do serviço.
- TÉRMINO: informe a data e hora de finalização do serviço.
Preenchendo os campos clique no botão (+) para ser apontada a hora de serviço, conforme podemos ver na figura abaixo:
Clique no botão com o símbolo de um sino para preencher automaticamente a hora de início e do término do serviço.
Enquanto o serviço não for terminado a hora de término ficará em branco, como podemos ver na última linha no exemplo da figura acima, esta hora de término só deverá ser informada quando o serviço for finalizado.
FATURANDO AS HORAS TRABALHADAS
Clique com o botão direito do mouse sobre o registro (ordem de serviço) a ser faturada as horas e clicar em 'Lançar Apontamento de Horas', será aberta a janela conforme a figura abaixo.
Clique no botão 'Faturar horas restantes', se aparecer a janela de erro, conforme a figura abaixo, deve ser definido o produto referente ao serviço de apontamento de horas.
Respondendo 'Sim' a pergunta o sistema será direcionado para a parte de configuração em parâmetros do sistema, conforme mostra a figura abaixo:
No campo 'Produto (Apontamento Horas)' informe o código do produto que irá receber o valor das horas trabalhadas ao fazer o fechamento do apontamento de horas.
Clicando então no botão 'Faturar horas restantes', será feita a pergunta conforme a figura abaixo:
Respondendo 'Sim' e todos os registros de horas estiverem com o horário de inicio e término, todos serão fechados. Porém se existir algum horário sem o seu término, será apresentada uma pergunta se deseja continuar assim mesmo, conforme a figura abaixo:
Respondendo 'Sim' todas as horas dos serviços completos serão fechados e respondendo 'Não' nada será feito.
Se tiver algum serviço ainda em aberto, sem a hora de término, o mesmo poderá ser fechado em outro momento se desejar.
As horas já fechadas serão repassadas para a ordem de serviço, separadas por funcionário, conforme pode ser visto na figura abaixo:
FATURANDO HORAS RESTANTES TRABALHADAS
Conforme o nosso exemplo acima, ficou um horário de serviço para ser fechado (PINTURA TETO).
Para encerrarmos este serviço devemos informar a hora final e clicar no botão 'Faturar horas restantes', desta forma o serviço faltante será faturado e incluído nos serviços já faturados anteriormente.
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