Todas as telas do sistema tem uma aparência semelhante e em muitas são iguais.



Como podemos observar na figura acima temos na parte inferior os botões com as funções para cadastrar, alterar, excluir, imprimir e visualizar.

No topo da tela temos o filtro de busca que por padrão é o filtro composto mas pode ser usado também o simplificado teclando a Tecla F3 no campo 'Busca'.

1 - FILTRO SIMPLIFICADO DE PESQUISA

Se desejarmos pesquisar (filtrar) todos os documentos arquivados que contenham no campo descrição 'FGTS', digitamos no campo 'Busca' esta sentença e clicando no botão será apresentado na tela o resultado da pesquisa.

O botão limpa o filtro de pesquisa retornando todos os dados na tela.

2 - FILTRO COMPOSTO DE PESQUISA


Uma forma mais complexa de pesquisa de dados pode ser feita utilizando a forma composta de pesquisa.

Por exemplo se desjarmos pesquisar todos os registros contendo no no campo descrição 'FGTS' do autor 'ANA', procederemos da seguinte maneira:

1 - Selecione no filtro o campo 'Descrição', o operador 'Contendo', digite no campo 'Buscar' a palavra 'FGTS', e clique no botão .

2 - Em seguida no 'Op. Lógico' o operador lógico 'E', selecione no filtro o campo 'Autor', o operador 'Contendo', digite no campo 'Buscar' a palavra 'ANA' e clique no botão .  



Observe que em 'Filtrar onde' está apresentando o nosso formato de pesquisa dizendo que a descrição contenod FGTS e autor contendo ANA serão listados. No nosso exemplo obtivemos um registro como resultado.

3 - LIMPANDO A PESQUISA

Para limparmos a pesquisa feita e voltar a apresentar todos os dados devemos clicar no botão .


Created with the Personal Edition of HelpNDoc: Easily create HTML Help documents